Conteúdos teóricos e práticos da disciplina de comunicação gráfica audiovisual - CGA - CMRPP

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Teoria de Gestalt:

A psicologia da Gestalt em trabalhos das décadas de 1930 e 1940 levantou muitas das hipóteses que são estudadas pelos cientistas da visão actualmente.

As leis de organização da Gestalt têm guiado os estudos sobre como as pessoas percebem componentes visuais como padrões organizados ou conjuntos, ao invés de suas partes componentes. Gestalt é uma palavra alemã que significa "configuração" ou "padrão". De acordo com essa teoria, há seis factores principais que determinam como nós agrupamos coisas de acordo com a percepção visual.

Percepção visual:

Percepção visual, no sentido da psicologia e das ciências cognitivas é uma de várias formas de percepção associadas aos sentidos. É o produto final da visão consistindo na habilidade de detectar a luz e interpretar (ver) as consequências do estímulo luminoso, do ponto de vista estético e lógico.

Na estética, entende-se por percepção visual um conhecimento teórico, descritivo, relacionado à forma e suas expressões sensoriais. Um tipo de talento, uma característica desenvolvida como uma habilidade de um escultor ou pintor que diferencia os pontos relevantes e não-relevantes de sua obra. Para que depois de pronta - em uma análise mais detalhada - possa explicar os atributos ali contidos.

Artes visuais, função e mensagem:

A área da Arte Visual e Design é extremamente ampla. Abrange qualquer forma de representação visual, ou seja, cor e forma. Outras formas visuais dramáticas costumam ser incluídas em outras categorias, como teatro, música ou ópera, apesar de não existir fronteira rígida. É o caso da arte corporal e da arte iterativa ou mesmo do Cinema e do Vídeo-arte, inter alia.

As artes que normalmente lidam com a visão como o seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de artes visuais. Consideram-se artes visuais as seguintes: pintura, desenho, gravura,fotografia e cinema. Além dessas, são consideradas ainda como artes visuais: a escultura, a instalação, a arquitectura, a novela, o web design, a moda, a decoração e o paisagismo.



Mensagem:

A Mensagem é, no sentido geral, o objecto da comunicação. Dependendo do contexto, o termo pode se aplicar tanto ao conteúdo da informação quanto à sua forma de apresentação.

Na Teoria da Comunicação, uma mensagem é enviada de um emissor para um receptor. Abaixo há algumas definições comuns:

* Qualquer pensamento ou ideia expressada brevemente em um linguagem aberta ou secreta (código), preparada numa forma possível de transmissão por qualquer meio de comunicação.
* Uma quantidade arbitrária de informação cujos início e fim são definidos ou implicados.
* Informação de registo, uma corrente de dados expressados em uma linguagem aberta ou encriptada (notação) e preparada em um formato especificado para a transmissão pretendida por um sistema de telecomunicações.

Existem diversas formas de um emissor transmitir uma mensagem para o receptor. Porém, para que a transmissão dessa mensagem tenha sucesso, alguns cuidados devem ser adoptados. É primordial que o emissor conheça a "bagagem" cultural, ou mesmo a vivência, do seu receptor para que ele possa estudar a linguagem que será utilizada para passar a mensagem. Feito isso, a linguagem do emissor deve ter proximidade com a linguagem do receptor.
Elementos da comunicação visual:


Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direcção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações selectivas. A estrutura da obra visual é a força que determina quais elementos visuais estão presentes, e com qual ênfase essa presença ocorre.
A utilização dos componentes visuais básicos como meio de conhecimento e compreensão tanto de categorias completas dos meios visuais quanto de obras individuais é um método excelente para explorar o sucesso potencial e consumado de sua expressão.

O ponto:

O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima.

Dois pontos são instrumentos úteis para medir o espaço no meio ambiente ou no desenvolvimento de qualquer tipo de projecto visual. Aprendemos cedo a utilizar o ponto como sistema de notação ideal, junto com a régua e outros instrumentos de medição, como o compasso.



A linha:

Quando os pontos estão tão próximos entre si que se torna impossível identifica-los individualmente, aumenta a sensação de direção, e a cadeia de pontos se transforma em outro elemento visual distintivo: a linha.

Nas artes visuais, a linha tem, por sua própria natureza, uma enorme energia. Nunca é estática; é o elemento visual inquieto e inquiridor do esboço. A linha é muito usada para descrever essa justaposição, tratando-se, nesse caso, de um procedimento artificial.

A linha descreve uma forma. Na linguagem das artes visuais, a linha articula a complexidade da forma. Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero.



A cor:
A cor é um fenómeno óptico provocado pela acção de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso. A cor tem maiores afinidades com as emoções. A cor tem três dimensões que podem ser definidas e medidas.

Matiz ou croma, é a cor em si, e existe em número superior a cem.

Saturação, que é a pureza relativa de uma cor, do matiz ao cinza.

Luminosidade ou acromática, é o brilho relativo, do claro ao escuro, das gradações tonais ou de valor.



A textura:

A textura é o elemento visual que com frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tacto.

Todos os elementos visuais são capazes de se modificar e se definir uns aos outros. O processo constitui, em si, o elemento daquilo que chamamos de escala. No campo visual, seria a relação de dimensões entre duas ou mais formas.

Anatomia da mensagem visual:

Podemos verificar três tipos de mensagens visuais tais como o representacional, o abstracto e o simbólico. A mensagem visual representacional é tudo o que vemos em nossa volta e identificamos, ou seja, tudo o que verificamos do meio ambiente.A mensagem visual abstracta é a forma como interpretamos aquilo que observamos isto é, enfatizando os meios directos, emocionais da criação de uma mensagem. As visualizações simbólicas, são todos os símbolos criados pelo homem para codificar informações ou algo que se possa visualizar.Estes níveis de mensagens visuais estão interligados e sobrepõem-se embora distinguíveis, ambos têm um valor de táctica para a criação de mensagens e de qualidades no processo da visão.



Anatomia da mensagem visual:
Introdução ao alfabeto visual/carácter e conteúdo:



Nesta imagem encontra-se uma demonstração de um alfabeto visual.


Utilizamos e exploramos a linguagem e, dessa forma, o alfabeto e as suas letras, em diversas áreas do conhecimento, desde a Língua Portuguesa à Educação Visual.
Falamos de ortografia, sintaxe, gramática e muito mais, e todos nos orgulhamos da nossa muito praticada caligrafia.

Todos temos um tipo de escrita pessoal, mais ou menos legível, e contactamos diariamente com umas boas dezenas de tipos de letra, tanto em textos escritos à mão, como na imprensa, computador, televisão, etc. Na verdade são milhares, criados desde o aparecimento da escrita para satisfazer as mais variadas necessidades e, neste preciso momento, provavelmente alguém se prepara para lançar mais um tipo de letra, na esperança que outros decidam o utilizar para comunicar.

Existem vários elementos básicos de comunicação visual:

* Alfabeto visual
* Ponto
* Linha
* Signo, marca e sinal
* Superfície e textura
* Espaço
* Cores
* Proporção
* Luz, sombra e volume
* Perspectiva








MODULO 2 :